Estudo de Caso – Prospecção de água subterrânea na Bolívia
contexto
A Cofadena, um importante cliente na Bolívia, adquiriu o ABEM Terramenter LS, que atendeu aos seus requisitos. Até o momento, mais de 180 linhas tomográficas e mais de 120 poços foram perfurados com água abundante.
A Unidade de Exploração de Recursos Hídricos da UERH, dependente da Corporação das Forças Armadas para o Desenvolvimento Nacional COFADENA, está realizando perfurações de poços de água em toda a Bolívia.
Como o UERH gradativamente passou a ter maiores exigências para a perfuração de poços em combinação com o significativo gasto com contratação constante de serviços externos, o perigo de movimentação de máquinas e perfuração sem a certeza de encontrar água, foram alguns fatores decisivos para a aquisição da solução ABEM.
solução
O principal motivo da escolha de uma solução geofísica e da realização dos estudos prévios ao início dos trabalhos de perfuração, foi a necessidade de determinar a existência ou inexistência de água subterrânea, identificar o melhor local para perfuração e a profundidade do poço, para desenvolver corretamente o projeto dos canos.
“Os maiores resultados foram utilizando a configuração do conjunto de cabos 4 x 21. Com esta configuração determinamos o melhor local de perfuração e em alguns casos a perfuração foi evitada devido à inexistência de água.”
“Uma vez, tivemos dados inesperados no campo. No entanto, isso foi resolvido melhorando o contato com o solo no campo e por meio do software no escritório.”
“Tem sido uma experiência muito positiva, estamos desenvolvendo capacidades de competência local em geofísica dentro das Forças Armadas.”
Método: Resistividade
Configuração / Solução: ABEM Terrameter LS, 12 canais. Conjunto de cabos 4 × 21 com espaçamento de 20 metros, matrizes
Usado: Gradiente, Schlumberger e Pólo-Dipolo (usando 2 × 21)
SW de inversão e visualização: software Res2Dinv