Mapeaento de Leito Rochoso
A rocha-mãe é a rocha sólida e dura encontrada com mais frequência sob os materiais da superfície não consolidada, como areia ou até, mas também como afloramentos acima da superfície do solo. A profundidade para a cabeça da rocha pode variar de zero a várias centenas de metros e a topografia, bem como a qualidade, do leito rochoso podem diferir significativamente.
A compreensão da base rochosa é importante para muitos aspectos das atividades humanas na Terra. O conhecimento da profundidade do leito e suas propriedades são essenciais para:
· Projetos de infraestrutura, permitindo a construção segura e estável de edifícios, pontes, estradas, ferrovias, aeroportos, etc. Além do aspecto de segurança, não determinar a profundidade ou a qualidade do leito rochoso também pode causar graves aumentos de custo e grandes atrasos.
· Construir túneis ou diferentes tipos de repositórios (armazenamento, poços, etc.) dentro da rocha.
· Extração de diferentes tipos de recursos minerais (ferro, cobre, ouro etc.), bem como agregados e combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural).
· Caracterização de aquíferos subterrâneos em formações rochosas, como arenito poroso ou rocha cristalina fraturada.
· Mapeamento de áreas que podem ser utilizadas para gerenciamento de águas pluviais, devido às mudanças climáticas e ao aumento da precipitação.
· Trajetos de mapeamento para análise de água subterrânea e fluxo de contaminantes.
Hoje, a maior parte da investigação da rocha-mãe é feita por escavação ou perfuração, mas com o aumento do uso de ferramentas de design 3D (em projetos de infraestrutura e mapeamento de recursos, por exemplo) a demanda por mais cobertura de dados está aumentando. Tentar resolver essa necessidade com métodos intrusivos tradicionais será extremamente caro e, às vezes, com uma subsuperfície cada vez mais “lotada”, cavar e perfurar pode ser muito indesejável e arriscado. Em vez disso, diferentes ferramentas geofísicas podem ser usadas para auxiliar na criação de uma imagem mais abrangente das condições do leito rochoso.
A ampla gama de técnicas de investigação geofísica da Guideline Geo pode resolver a maioria das questões comuns que instigam alguma forma de mapeamento de rocha-mãe. Eles fornecerão uma maneira não destrutiva e econômica de obter uma melhor compreensão das condições do solo, fornecendo melhor cobertura de dados do que normalmente é alcançada com investigações geotécnicas tradicionais, discretas, ponto a ponto, como perfuração ou escavação.
Na Tabela 1, estão listadas as aplicações rochosas mais comuns e uma gama de técnicas geofísicas possíveis para sua investigação. A Guideline Geo fornece soluções de GPR, resistividade, sísmica e TEM para investigações de rocha sólida. Observe que todas as soluções fornecem saída como posição (XY) e profundidade (Z) em relação a algum outro parâmetro, como profundidade para o alicerce, que pode ser transferido facilmente para aplicativos GIS ou CAD.
